A Orientação no Ambiente Natural: Aprendizagem Ubíqua Através do Uso de Tecnologia
Por Vanesa Gallego-lema (Autor), Juan Alberto Muñoz-cristóbal (Autor), Higinio Francisco Arribas-cubero (Autor), Bartolomé Rubia-avi (Autor).
Resumo
Novos estudos surgem na área de Educação Física evidenciando que a tecnologia pode melhorar o processo educativo. Este artigo mostra um processo dos conteúdos de orientação como atividade física no ambiente natural com apoio tecnológico. A pesquisa permitiu analisar, seguindo uma metodologia de estudo de caso com 65 estudantes universitários e um docente, como a aprendizagem ubíqua através do uso de ferramentas tecnológicas (realidade aumentada, geolocalização, etc.) ajudou a aprendizagem no ambiente natural. Entre outros resultados, a aprendizagem ubíqua estimulou o processo de aprendizagem em diferentes espaços físicos e virtuais, melhorou a aquisição de conteúdos de orientação, a competência digital, a aprendizagem em diferentes momentos, etc. Para além dessas potencialidades, também identificaram-se problemáticas durante o processo, tais como: a tensão de que a tecnologia não fosse contra o contato com o meio ambiente natural, a ausência de rede e outras.