A pandemia COVID-19 precipitou novos desafios no crescimento e desenvolvimento das crianças em todo o mundo.
Por Carla Santos (Autor), Ricardo Santos (Autor), Sara Pereira (Autor), Rui Garganta (Autor), Olga Vasconcelos (Autor), Cláudio Farias (Autor), Fernando Garbeloto (Autor), Go Tani (Autor), Peter Katzmarzyk (Autor), José Maia (Autor).
Resumo
A crise pandémica, resultado da disseminação de um novo coronavírus – SARS-CoV-2 que determina a infeção COVID-19 – é um dos grandes desafios do século XXI. Este vírus infe - tou milhões de pessoas em todo o mundo, causando uma taxa elevadíssima de morbidade e mortalidade, sobrecarregando os sistemas de saúde, afetando os sistemas económicos, in - dependentemente do nível de distribuição de riqueza de cada país. Com a crise sanitária que se instalou, associada ao desconhecimento epidemiológico e clínico, foram adotadas várias medidas de contenção e mitigação. Portugal é um exemplo onde as rotinas diárias e os estilos de vida das pessoas foram for - temente impactados. No nosso país, os dois primeiros casos surgiram no dia 2 de março de 2020. A partir dessa data, ocorreu uma evolução exponencial no aumento de casos. Segundo os dados da Direção-Geral da Saúde, desde março de 2020 até agosto de 2022, morreram 18.874 pessoas e foram contabilizados 1.279.785 casos de infeção. Esta crise pandémica levou a uma série de constrangimentos nos setores sociais e econó - micos, transversais a toda a população, exigindo um esforço de adaptação e reorganização nas suas vidas. Particularmente, os meses de março e abril de 2020 foram marcados pelo fecho total ou parcial das escolas, com suspensão de programas de atividades e dependência da aprendizagem virtual/on-line em casa ou televisão.