A Participação Ativa Do Professor De Educação Física No Mundo Do Trabalho: Da Competência Técnica Ao Compromisso Político
Por Caroline Correia Maciel (Autor), Ângela Celeste Barreto De Azevedo (Autor), Jennifer Aline Zanela (Autor), Caroline Arnaldo Ortiz (Autor), Augusto Silvares De Oliveira (Autor), André Malina (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A presente pesquisa defende a premissa de que a competência técnica se manifesta como um processo mediador do compromisso político em seu caráter objetivo e universal. Nos termos de Saviani (2012, p. 31):Ou seja, pode-se considerar que ainda que a formação profissional docente não represente exatamente, ou por si só, a ampliação no desenvolvimento da consciência política dos professores, ela é mediação e, portanto, pode influenciar no modo como o professor vai expressar o seu compromisso político. Em relação à universalidade e à objetividade do processo formativo, Saviani (2012) vai explicitar que além de estarem intimamente vinculadas à totalidade concreta e à dialética, apresentam um elemento fundamental: a historicidade, que em outros termos significa o domínio do saber histórico pelo proletariado. Sobre isso, o autor explicita que: Considera-se, com isso, que a maneira como é constituída a formação docente, isto é, o tipo de saberes apropriados, se enciclopédico ou histórico, acaba por aproximar ou distanciar o desenvolvimento da consciência política aos pressupostos da objetividade e da universalidade. Sendo assim, pretendeu-se investigar a relação entre a competência técnica e o compromisso político do professor de Educação Física que atua na Educação Básica, a partir de uma pesquisa de corte qualitativo sobre a participação ativa em movimentos reivindicatórios inerentes ao mundo do trabalho do professor.