Resumo

A presente pesquisa defende a premissa de que a competência técnica se manifesta como um processo mediador do compromisso político em seu caráter objetivo e universal. Nos termos de Saviani (2012, p. 31):Ou seja, pode-se considerar que ainda que a formação profissional docente não represente exatamente, ou por si só, a ampliação no desenvolvimento da consciência política dos professores, ela é mediação e, portanto, pode influenciar no modo como o professor vai expressar o seu compromisso político. Em relação à universalidade e à objetividade do processo formativo, Saviani (2012) vai explicitar que além de estarem intimamente vinculadas à totalidade concreta e à dialética, apresentam um elemento fundamental: a historicidade, que em outros termos significa o domínio do saber histórico pelo proletariado. Sobre isso, o autor explicita que: Considera-se, com isso, que a maneira como é constituída a formação docente, isto é, o tipo de saberes apropriados, se enciclopédico ou histórico, acaba por aproximar ou distanciar o desenvolvimento da consciência política aos pressupostos da objetividade e da universalidade. Sendo assim, pretendeu-se investigar a relação entre a competência técnica e o compromisso político do professor de Educação Física que atua na Educação Básica, a partir de uma pesquisa de corte qualitativo sobre a participação ativa em movimentos reivindicatórios inerentes ao mundo do trabalho do professor.

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