A Participação de Alunos nas Aulas de Educação Física no Ensino Médio em Escola Estadual de Porto Alegre
Por Bianca Maris Fernandes de Avila (Autor), Debora Garcia (Autor), Elisangela T. Zanette (Autor).
Em XI Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
INTRODUÇÃO:Muitos são os motivos responsáveis pelo bom desenvolvimento e desempenho na aquisiçãoe manutenção das habilidades em aulas de Educação Física na escola. Contudo a desvalorização da Educa-ção Física no âmbito escolar vem tomando boa parte das discussões e reflexões para os autores da área. Ficaevidente que a participação e opinião dos alunos na escolha das atividades ajudam para o desenvolvimentoe planejamento da aula.OBJETIVO:Identificar a participação dos alunos nas aulas de Educação Física noEnsino Médio em uma Escola Estadual de Porto Alegre – Rio Grande do Sul.MÉTODO:Foi uma pesquisadescritiva e qualitativa, na qual foi aplicada uma entrevista com 10 questões de perguntas abertas, para seremrespondidas por adolescentes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e, como amostra, foram entrevistados 128alunos de 15 a 30 anos de idade, de ambos os sexos, do turno diurno e noturno de uma escola estadual, nazona norte de Porto Alegre-RS. O Instrumento utilizado na entrevista foi adaptado do Questionário IADOV(LÓPEZ & GONZÁLES, 2002). Os participantes foram informados sobre os Objetivos da pesquisa, leram eassinaram um Termo de Consentimento Livre Esclarecido.RESULTADOS:Verificou-se que de todas as ma-térias desenvolvidas na escola, a Educação Física surge em primeiro lugar de preferência dos alunos (17,7%)alunos diurno e (12,2%) alunos noturno. Em relação à atividade que mais agrada nas aulas de Educação Físicasurge o Futebol (36,7% diurno) e os Vôlei (17,1% noturno), sendo portando a prática de jogos esportivos suapreferência e quando perguntados sobre a possibilidade de participar ou não das aulas de Educação Física78,5% dos alunos diurnos e 67,3% dos alunos noturnos responderam positivamente a esta questão afirmandonão trocar esta disciplina por nenhuma outra.CONCLUSÃO:Foi possível observar que, na realidade escolar,os conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio nem sempre são o que sugerem osParâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, demonstrando que,na maioria das vezes, os professores utilizam mais os conteúdos esportivos do