Resumo

INTRODUÇÃO:Muitos são os motivos responsáveis pelo bom desenvolvimento e desempenho na aquisiçãoe manutenção das habilidades em aulas de Educação Física na escola. Contudo a desvalorização da Educa-ção Física no âmbito escolar vem tomando boa parte das discussões e reflexões para os autores da área. Ficaevidente que a participação e opinião dos alunos na escolha das atividades ajudam para o desenvolvimentoe  planejamento  da  aula.OBJETIVO:Identificar  a  participação  dos  alunos  nas  aulas  de  Educação  Física  noEnsino  Médio  em  uma  Escola  Estadual  de  Porto  Alegre  –  Rio  Grande  do  Sul.MÉTODO:Foi  uma  pesquisadescritiva e qualitativa, na qual foi aplicada uma entrevista com 10 questões de perguntas abertas, para seremrespondidas por adolescentes do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e, como amostra, foram entrevistados 128alunos de 15 a 30 anos de idade, de ambos os sexos, do turno diurno e noturno de uma escola estadual, nazona norte de Porto Alegre-RS. O Instrumento utilizado na entrevista foi adaptado do Questionário IADOV(LÓPEZ & GONZÁLES, 2002). Os participantes foram informados sobre os Objetivos da pesquisa, leram eassinaram  um  Termo  de  Consentimento  Livre  Esclarecido.RESULTADOS:Verificou-se  que  de  todas  as  ma-térias desenvolvidas na escola, a Educação Física surge em primeiro lugar de preferência dos alunos (17,7%)alunos diurno e (12,2%) alunos noturno. Em relação à atividade que mais agrada nas aulas de Educação Físicasurge o Futebol (36,7% diurno) e os Vôlei (17,1% noturno), sendo portando a prática de jogos esportivos suapreferência e quando perguntados sobre a possibilidade de participar ou não das aulas de Educação Física78,5% dos alunos diurnos e 67,3% dos alunos noturnos responderam positivamente a esta questão afirmandonão trocar esta disciplina por nenhuma outra.CONCLUSÃO:Foi possível observar que, na realidade escolar,os conteúdos ministrados nas aulas de Educação Física no Ensino Médio nem sempre são o que sugerem osParâmetros Curriculares Nacionais e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, demonstrando que,na maioria das vezes, os professores utilizam mais os conteúdos esportivos do

Acessar