A Participação Democrática Na Elaboração Das Diretrizes Curriculares Da Educação Infantil De Vitória
Por Vanessa Guimarães (Autor), Jardielly Alencar Vasconcelos Martins (Autor), André Da Silva Mello (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
A participação democrática na política é um direito, conquistado em um longo e complexo processo de lutas sociais, reivindicado por diferentes movimentos populares que marcaram a redemocratização do Brasil (SILVA, 2018). Em defesa do direito à educação pública, laica, democrática, inclusiva e de qualidade, socialmente referenciada, a educação brasileira tem sido foco de políticas públicas em todas as áreas, níveis e instâncias. Na constituição das políticas públicas educacionais, um dos maiores desafios enfrentados, têm sido a garantia da participação democrática dos diferentes atores sociais envolvidos. O Art. 3º da Lei 9.394/96 (LDB) afirma que o ensino público deve ser ministrado com base no princípio da gestão democrática. Nesse sentido, a gestão democrática tem incidido sobre um conjunto de diretrizes curriculares, nos âmbitos federal, estaduais e municipais, a fim de viabilizar a participação democrática na elaboração desses documentos. Nessa direção, as Diretrizes Curriculares da Educação Infantil (DCEI) de Vitória/ES é um documento orientador das práticas pedagógicas, produzido na perspectiva participativa, “[...] tomando as experiências com as crianças e os diálogos com as/os profissionais como disparadores do processo de sistematização” (VITÓRIA, 2020). Entretanto, essa dialogicidade, com debate reflexivo e participação democrática, nem sempre é consensual e convergente, pois envolve disputas, dissonâncias e diferentes interesses que estão em jogo. Para qualificar a participação social na elaboração das políticas públicas, a relação dialógica precisa estar imbuída de negociações, consensos e acordos. Diante do exposto, esse projeto tem como objetivo analisar o processo de constituição DCEI de Vitória, por meio dos discursos dos sujeitos envolvidos na elaboração desse documento, que ocorreu no período de 2013 a 2020.