Resumo

Esse estudo tem como objetivo descrever e compreender como ocorre a Pedagogia da Educação Física (EF) em uma Comunidade de Aprendizagem, incluindo as práticas corporais sistematizadas que acontecem nela, com ênfase na descrição das aulas deste componente curricular. Realizou-se também um esforço em compreender os significados que os educandos e educadores atribuem às aulas de EF e, assim, encontrar elementos que possibilitem diálogos pedagógicos acerca da discussão sobre a disciplina no âmbito escolar brasileiro. O contexto da pesquisa foi uma escola não seriada, de tempo integral, que não apresenta divisões por disciplinas ou classes em seu currículo e que se caracteriza enquanto Comunidade de Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de orientação fenomenológica, organizada em três momentos: Pré-configuração da Realidade, onde se iniciou o movimento de aproximação entre a pesquisadora e o universo pesquisado; Configuração da Realidade, etapa em que foram realizadas as coletas dos dados e; Reconfiguração da Realidade, onde ocorreu a devolutiva aos participantes da pesquisa dos conhecimentos adquiridos nas etapas anteriores. A coleta de dados se deu através dos olhares da pesquisadora sobre o documento curricular da Comunidade de Aprendizagem, da observação não-participante das práticas corporais e das entrevistas com os educandos e educadores. Foram ouvidos 9 (nove) educandos de ambos os sexos com idades que variaram entre 12 (doze) e 15 (quinze) anos de idade e que estudavam na escola há pelo menos 1 ano, além de 2 (dois) professores de EF que lá atuam. A proposta metodológica desta pesquisa, por assim organizada, visou contribuir para o universo investigado na tentativa de que nossas indagações sirvam de fomento para reflexões futuras na Comunidade de Aprendizagem. Espera-se também que os resultados encontrados apontem para uma compreensão da EF que contribua para a construção de uma prática pedagógica mais crítica e significativa para educandos e educadores de outras escolas.

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