A Pedagogia Freireana Nos Estudos Culturais Físicos/ Sociologia Do Esporte
Por Abia Lima De França (Autor), Vitor Hugo Marani (Autor), Cleiton Da Silva Nascimento (Autor).
Em XXIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte. IX CONICE - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho é um recorte de pesquisa de iniciação científica vinculada ao Projeto “Diálogos entre Estudos Culturais Físicos e Feminismo: (re)leituras das relações entre corpo, cultura e poder?”. A escrita em questão tem por objetivo investigar como a pedagogia de Paulo Freire atravessa os Estudos Culturais Físicos/Sociologia do Esporte, por meio de produção científica (inter)nacional. Os Estudos Culturais Físicos (ECF), tradução de Physical Cultural Studies (PCS), para Silk, Andrews e Thorpe (2017), constituem-se como projeto político que investiga criticamente a cultura física em suas variadas formas e em diferentes camadas contextuais com objetivo de promover mudanças sociais significativas em locais de injustiça e desigualdade social. É a partir da busca por processos de justiça, conscientização, autonomia e empoderamento social que são construídas aproximações iniciais com a teoria do professor brasileiro Paulo Freire, o que moveu nosso interesse investigativo para a presente escrita. METODOLOGIA Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, do tipo revisão de literatura que buscou investigar como a pedagogia de Paulo Freire atravessa os Estudos Culturais Físicos/ Sociologia do Esporte, por meio de produção científica (inter)nacional. Inicialmente, partimos da obra Routledge Handbook of Physical Cultural Studies (SILK; ANDREWS; THORPE, 2017), de modo a identificar capítulos de livro em que citações de Paulo Freire fossem encontradas. A partir disso, foram encontrados os seguintes capítulos: 1) a introdução de autoria de Michael Silk, David Andrews e Holly Thorpe; 2) “The political imperative of feminism”, de Rebecca Olive; 3) “Praxis”, de autoria de Michael Silk e Joanne Mayoh; 4) “Narrative inquiry and autoethnography”, escrito por Brett Smith; 5) “Physical cultural studies and public pedagogies”, de autoria de Emma Rich e Jennifer Sandlin; 6) “Sport,development and social change”, escrito por Shawn Forde e colaboradores. De modo complementar, foi feita busca de artigos científicos sobre a temática nos periódicos: Sociology of Sport Journal, Physical Education and Sport Pedagogy, Sport Education and Society e Portal de Periódicos CAPES, utilizando os seguintes descritores: “Paulo Freire” and “Physical Cultural Studies”; “Paulo Freire” and “Estudos Culturais Físicos”; Paulo Freire” and “Sociologia do Esporte”; e “Paulo Freire” and “Sociology of sport”, com recorte temporal dos últimos dez anos, o que resultou em 2 produtos (SPAAIJ, OXFORD, JEANES; 2016; NOLS et. al. 2019).