Resumo

A presente pesquisa, intitulada “A Pedagogia da Ginástica Artística na Visão de Técnicos e Professores”, partiu da necessidade de investigar o processo de aprendizagem no pensamento acadêmico e no meio esportivo, em relação ao ensino de iniciação à Ginástica Artística, e com o objetivo principal compreender a pedagogia no contexto da iniciação à Ginástica Artística, como ensinam professores e técnicos dessa modalidade esportiva. E, objetivos decorrentes, analisar como o lúdico é utilizado nos planos de trabalho. As análises de dados seguiram a orientação do método clínico-qualitativo de pesquisa. Foram realizadas entrevistas, posteriormente categorizadas, através de amostra intencional com perguntas semidirigidas a professores e técnicos que trabalhavam com a iniciação da Ginástica Artística na cidade de Porto Alegre, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Os resultados, de acordo com as respostas dos sujeitos nas entrevistas, são claros: professores e técnicos se dividem entre a opção pela iniciação esportiva predominantemente técnica e a iniciação lúdica. Dos entrevistados, 63,6% optaram por definir caminhos de aprendizagem que incluem a preocupação técnica para os iniciantes, e 54,5% fizeram a opção pelo lúdico. Dos sujeitos que se referiram às atividades lúdicas nos procedimentos de ensino, 72,7% demonstraram preocupações com as questões pedagógicas, ao passo que, entre aqueles que fazem a opção pelas correções técnicas na iniciação, somente a minoria refere-se às questões pedagógicas. Entre o lúdico e a pedagogia parece haver uma relação bem mais estreita que entre a técnica e a pedagogia.