Resumo

Neste trabalho, resgatamos alguns fundamentos que consideramos indispensáveis nas sistematizaçõesde Dermeval Saviani 2 para a pedagogia histórico-crítica de modo a estabelecê-los como possíveis elementos pedagógicos para a Educação Física Escolar (EFE). Tal proposta de trabalho surge de experiências docentes norteadaspela pedagogia histórico-crítica no grupo PIBID do Curso de Educação Física (CCHS/UFMS)assim como de reflexões sobrea prática docente na EFE. Portanto, no resgate de fundamentos da pedagogia históricocrítica,buscamos compreendê-la comouma alternativa teórico-metodológicaàquelaspropostas aproximadas aos interesses de classe da burguesia. Observando algumas das discussões trazidas nos textos de Saviani (1984, 2008, 2011), é possível identificarmos a maneira pela qual o autor compreende a educação escolar no modo de produção capitalista (MPC). Para o autor (1984), algumas perspectivas distintas de educação desdobram-se, tanto no processo ensino-aprendizagem mais especificamente quanto na dinâmica escolar.Tais perspectivas são categorizadaspor Saviani (idem) a partir de seus diferentes pontos de partidas, objetivos a alcançar e métodos de desenvolvimento,tratando-se assim dediferentes olhares sobre a educação, o ser humano e a própria sociedade. A pedagogia histórico-crítica constitui-se como uma proposta alinhada ao marxismo. Tal abordagem pedagógicasurge comouma alternativa metodológica na qual se encontra a preocupação com o atendimento das necessidades da classe trabalhadora, explorada no MPC. Dessa forma, vislumbra-se também a construção de uma sociedade que supere a divisão de classes sociais e as contradições inerentes ao MPC.

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