A Pedagogia Histórico Crítica Como Proposta Norteadora da Intervenção Docente em Educação Física Escolar
Por Eduardo Reis Pieretti (Autor), Jennifer Aline Zanela (Autor), Caroline Arnaldo Ortiz (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
Neste trabalho, resgatamos alguns fundamentos que consideramos indispensáveis nas sistematizaçõesde Dermeval Saviani 2 para a pedagogia histórico-crítica de modo a estabelecê-los como possíveis elementos pedagógicos para a Educação Física Escolar (EFE). Tal proposta de trabalho surge de experiências docentes norteadaspela pedagogia histórico-crítica no grupo PIBID do Curso de Educação Física (CCHS/UFMS)assim como de reflexões sobrea prática docente na EFE. Portanto, no resgate de fundamentos da pedagogia históricocrítica,buscamos compreendê-la comouma alternativa teórico-metodológicaàquelaspropostas aproximadas aos interesses de classe da burguesia. Observando algumas das discussões trazidas nos textos de Saviani (1984, 2008, 2011), é possível identificarmos a maneira pela qual o autor compreende a educação escolar no modo de produção capitalista (MPC). Para o autor (1984), algumas perspectivas distintas de educação desdobram-se, tanto no processo ensino-aprendizagem mais especificamente quanto na dinâmica escolar.Tais perspectivas são categorizadaspor Saviani (idem) a partir de seus diferentes pontos de partidas, objetivos a alcançar e métodos de desenvolvimento,tratando-se assim dediferentes olhares sobre a educação, o ser humano e a própria sociedade. A pedagogia histórico-crítica constitui-se como uma proposta alinhada ao marxismo. Tal abordagem pedagógicasurge comouma alternativa metodológica na qual se encontra a preocupação com o atendimento das necessidades da classe trabalhadora, explorada no MPC. Dessa forma, vislumbra-se também a construção de uma sociedade que supere a divisão de classes sociais e as contradições inerentes ao MPC.