A Pedagogia Multicultural e a Prática na Educação Física
Por Gustavo Côrtes (Autor), Petrônio Alves Ferreira (Autor), Maria Teresa Bernardes Almeida (Autor), Rodrigo Rodrigues G. C. (Autor), Ticiana Costa (Autor).
Em XI Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Alguns autores, como MCLAREN (2000), já apontaram que a tensão entre a
pluralidade cultural e a necessidade política de justiça universal constituise "a questão urgente do novo milênio". Nesse sentido, a educação e a
formação docente têm discutido a pedagogia multicultural como forma de
construção de um conhecimento que reconheça e valorize identidades
culturais apagadas ou negadas em estruturas curriculares monoculturais.
Este trabalho de cunho qualitativo tem como referencial metológico um
estudo de caso. Foram utilizados como instrumento de coleta a observação
participante e a análise de documentos oficiais. Para isso, foi construído
um arco teórico bibliográfico documental, analisando os significados e a
importância da prática pedagógica na Educação Física. Dessa forma, foram
analisados estudos e conceitos sobre cultura e suas diversas inserções no
universo escolar. Foram analisados também os Parâmetros Curriculares
Nacionais, nos quais encontra-se a Pluralidade Cultural como um dos temas
transversais. Além disso, os próprios objetivos da Educação Física (PCN’s)
destacam o reconhecimento e o respeito às diferenças físicas, pessoais,
sexuais e sociais. O 1º Festival Intercolegial de Danças Populares de Belo
Horizonte demonstra a possibilidade de abordagem da diversidade cultural
através da Educação Física. Esse festival foi produto de um trabalho
sistematizado de professores de Educação Física com a cultura popular
brasileira. Conseguiu-se reunir vários alunos de escolas públicas e privadas
de diferentes níveis sociais e econômicos, e de várias regiões de Belo
Horizonte. Dessa forma, este evento, junto ao trabalho realizado durante
todo o ano, garantiu aos alunos a oportunidade de conviver e aceitar as
diferenças, buscando o desenvolvimento de valores para uma educação
multicultural.