A perceção de treinadores de judo acerca da inclusão de pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento
Por Gaston Descamps (Autor), Maria João Carvalheiro Campos (Autor), Alain Guy Marie Massart (Autor).
Em XIX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O judo para pessoas com deficiência tem vindo a ser desenvolvido nas vertentes recreativa - com objetivos de socialização, competitiva - através de diferentes federações e organizações, e terapêutica - para a promoção da saúde e (re)abilitação. Nesse sentido, é fundamental auscultar as perceções dos treinadores acerca da inclusão de pessoas com deficiência nas suas aulas de judo. Objetivos: Pretende-se entrevistar treinadores de judo com diferentes níveis de experiência no ensino de judo a praticantes com perturbações do desenvolvimento e averiguar as suas perceções acerca dos fatores ou circunstâncias que facilitariam ou permitiriam a inclusão nas suas aulas. Métodos: Foram realizadas entrevistas a 21 professores de judo, de três países, França (7), Eslovénia (7) e Portugal (7), 7 do sexo feminino e 14 do sexo masculino. Subdividiu-se os participantes em 5 grupos, em função da experiência, da categoria 1: treinadores sem experiência a categoria 5: treinadores de judo inclusivo com muita experiência. Resultados: A análise dos resultados sobre os fatores positivos, no sentido de facilitar a inclusão de um/a participante com perturbações do neurodesenvolvimento na sua aula de judo, revela que os treinadores (14 deles) para se sentirem mais confiantes necessitariam de ter ajuda extra durante a aula, ou um/a segundo/a treinador/a ou a presença de um adulto próximo do participante (membro da família ou educador especializado); ter um grupo reduzido, adequado e preparado para acolher um novo membro (para 9 treinadores), e de obter mais formação específica na área da inclusão, através da participação em cursos e seminários e tendo acesso a literatura apropriada (para 8 treinadores). Conclusões: Tendo em conta a análise das entrevistas, conclui-se que a perceção dos treinadores de judo face à inclusão apesar de positiva, acarreta alguns desafios. Fatores como ajuda extra no decorrer do treino, a existência de um grupo acolhedor e a formação específica parecem revelar-se como sendo facilitadores para uma efetiva inclusão nas aulas de judo. Estes fatores-chave serão estudados no futuro numa investigação quantitativa, graças à criação de um novo instrumento de avaliação, baseado na Teoria do Comportamento Planeado, de forma a obter informação relevante sobre a perceção de treinadores de judo face à inclusão de pessoas com perturbações do neurodesenvolvimento.