Resumo

A imagem corporal exerce uma influência significativa nas dimensões psíquicas e fisiológicas do individuo, no que tange ao processo de socialização quanto em sua relação com o meio. O objetivo do estudo foi verificar a percepção corporal em crianças do ensino fundamental. Tal imagem que é construída de forma subjetiva acaba por ser influenciada pelos sentimentos, vivências e cultura própria; ou seja; o meio exercer influência em como o individuo se enxerga. O tipo de pesquisa desenvolvida neste estudo foi à descritiva, neste sentido o universo que constituiu este estudo foram 42 alunos de 6 a 11 anos do Ensino Fundamental de duas escolas estaduais do município de Monte Azul – MG. Os dados foram coletados através aplicação da Escala de Silhueta e de um Questionário específico, representado por um roteiro de questões previamente estabelecidas. As informações obtidas neste estudo foram analisadas sob uma perspectiva quantitativa, uma vez que buscou investigar a temática através do número de respostas dos entrevistados. Os resultados revelaram que a percepção que as crianças têm quanto à própria imagem corporal não é positiva, uma vez que possui ligação com fatores externos. Ficou evidente com as respostas que, apesar de 83% das crianças estarem dentro do peso ideal, 40% dos entrevistados encontram-se insatisfeitos com a sua imagem corporal conforme a escala de referência utilizada, bem como 75% das crianças estão com o peso ideal, todavia, estão insatisfeitas. Portanto, conclui-se que de fato existe um grande paradoxo em relação à imagem corporal atualmente e, essa distorção entre a imagem real e a imagem vista pelo individuo sob a influência da mídia, do modismo pode representar uma grande preocupação, haja vista o crescente número de crianças com sobrepeso e obesidade, o que aponta para a importância do profissional da Educação Física na formação e na mudança da percepção da imagem e na qualidade de vida.

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