A Percepção da Saúde Docente Conforme os Ciclos de Desenvolvimento Profissional
Por Rhaylla G. de Lima Martins (Autor), Paulo José Cabral Lacerda (Autor), Jorge Both (Autor).
Em XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
A saúde docente em Educação Física tem chamado à atenção dos pesquisadores quanto aos prejuízos na atuação profissional e na própria vida dos professores. Assim, o objetivo do trabalho buscou identificar a presença de possíveis patologias ao longo da carreira docente, bem como, analisar a percepção de saúde a partir dos sintomas percebidos. Neste sentido, esta pesquisa de abordagem qualitativa de caráter descritivo e exploratório entrevistou 25 professores da rede pública municipal e estadual da regional de Jataí-Goiás, sendo cinco docentes de cada ciclo de desenvolvimento profissional (entrada, consolidação, afirmação e diversificação, renovação e maturidade). Os dados foram tratados por meio de análise de conteúdo e com o auxílio do software NVivo 10. As entrevistas evidenciaram que em todos os ciclos a ocorrência de fatores pessoais e profissionais influenciam as esferas física e psicológica dos professores, as quais podem culminar no aparecimento de doenças. Entretanto, os docentes do ciclo de entrada e do ciclo de afirmação e diversificação, avaliaram a saúde como regular. Por outro lado, os professores dos ciclos de consolidação, renovação e maturidade na carreira consideraram a saúde como boa. Conclui-se que, especialmente os fatores pessoais e profissionais, como carga horária elevada, estruturas físicas/materiais, estilo de vida inadequado, influenciam diretamente a prática docente e a sua percepção de saúde durante os ciclos. Percebe-se uma oscilação entre os primeiros ciclos, e uma tendência positiva nos ciclos finais, o que demonstra uma maior preocupação com a saúde dos docentes com o avançar da carreira.