Resumo

Introdução: A formação do treinador futebol é tema de debate nos cursos de educação física, no entanto, há poucos estudos que analisam as percepções dos próprios em relação aos aprendizados no contexto de mercado de trabalho. Objetivo: Descrever e analisar a percepção de estudantes de educação física e de treinadores sobre as oportunidades de aprendizado em que uma escola de futebol oferece após realização de um processo de formação profissional da própria organização. Métodos: Logo após 21 horas durante 3 dias seguidos de um curso de formação profissional para treinadores referente à uma escola de futebol, 4 treinadores atuantes no futebol e 6 estudantes de educação física, responderam anonimamente, um questionário de EPOA (Escala de Percepção de Oportunidades de Aprendizagem nas Organizações) proposto e adaptado por Mourão e cols. (2014). A partir disso, utilizou-se a estatística descritiva proposta pelos autores do instrumento de pesquisa em que é considerado o escore médio obtido a partir da média das respostas dadas aos 13 itens do questionário constituído de uma escala de likert de 0 à 10. Resultados: Foram identificados os valores de 9,52 no escore coletivo que consiste na média dos escores dos 10 participantes, indicando que a organização incentiva ou incentivou à aprendizagem formal e informal, além disso, o maior escore encontrado foi o da questão referente à preocupação da empresa em relação à projeção de necessidades futuras de treinamento (9,9).