A Percepção de Estudantes do Ensino Médio Sobre a Ginástica na Educação Física Escolar
Por Marina Aggio Murbach (Autor), Letícia Bartholomeu de Queiroz Lima (Autor), Ana Clara de Souza Paiva (Autor), Fernanda Moreto Impolcetto (Autor), Laurita Marconi Schiavon (Autor).
Resumo
Durante mais de 20 anos, pesquisas apontaram para um distanciamento da Ginástica na Educação Física escolar (EFE). A presente pesquisa objetivou analisar como ocorrem hoje, depois dos Parâmetros Curriculares Nacionais e do Currículo do Estado de São Paulo, as experiências com conteúdos gímnicos nas aulas de EFE no Ensino Fundamental e Médio das escolas estaduais em uma cidade do interior de São Paulo, a partir da perspectiva dos alunos. Para tanto, aplicou-se um questionário para 97 escolares do 3º ano do Ensino Médio, oriundos de 11 escolas da cidade. Os resultados encontrados corroboram as atuais pesquisas que mostram que a Ginástica, timidamente, está sendo inserida no ambiente escolar. Indicam ainda que, apesar de a falta dos materiais ser uma das justificativas para o não ensino da Ginástica, cabe ao professor, figura imprescindível no processo, propiciar o contato com a modalidade para que os alunos tenham apreço a ela.
Referências
ALMEIDA, Tábata Larissa. Composição coreográfica coletiva e tematização como estratégias pedagógicas para o ensino/aprendizado da acrobacia coletiva. 2016. 161f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2016.
APPOLINÁRIO, Fabio. Metodologia da ciência. São Paulo: Thomson, 2006.
AYOUB, Eliana. A ginástica geral e educação física escolar. Campinas, SP: Unicamp, 2003.
BARBOSA-RINALDI, Ieda Parra. A ginástica nos cursos de licenciatura em educação física do estado do Paraná. 1999. 131f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa, Portugal: Edições 70, 2011.
BIANCHI, Paula; HATJE, Marli. Mídia e esporte: os valores-notícia e suas repercussões na sociedade contemporânea. Motrivivência, v. 18, n. 27, p. 167-178, 2006.
BORGES, Alynny Moura. A influência da mídia na escolha dos conteúdos da educação física escolar. 2012. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade de Brasília, Brasília, DF, 2012.
BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental: educação física. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Fundamental, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2018.
CARRIDE, Cibelle Amade. O ensino da ginástica nas escolas de Itatiba: uma realidade? 2013. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2013.
CARVALHO, Soraya Iida. O discurso midiático na ginástica artística. 2007. 109f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Católica de Brasília, Brasília, DF, 2007.
COLL, Carolina de Vargas Nunes; AMORIM, Tales Costa; HALLAL, Pedro Curi. Percepção de adolescentes e adultos referente à influência da mídia sobre o estilo de vida. Revista brasileira de atividade física e saúde, v. 15, n. 2, p. 105-110, 2010.
DARIDO, Suraya Cristina. A educação física na escola e o processo de formação dos não praticantes de atividade física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 18, n. 1, p. 61-80, 2004.
HENRIQUE, Stéfane Ketreen. A ginástica na BNCC e site educacional: uma proposta para as aulas de educação física escolar. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2017.
MERIDA, Fernanda; NISTA-PICCOLO, Vilma Lení; MERIDA, Marcos. Redescobrindo a ginástica acrobática. Movimento, v. 14, n. 2, p. 1-26, 2008.
MURBACH, Marina Aggio. A experiência em ginástica no ensino fundamental e médio nas escolas estaduais da cidade de Rio Claro. 2014. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2014.
NISTA-PICCOLO, Vilma Leni. Atividades física como proposta educacional para 1a. fase do 1o. grau. 1988. 177f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1988.
NUNOMURA, Myrian; TSUKAMOTO, Mariana Harumi. Fundamentos das ginásticas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2009.
PAOLIELLO, Elizabeth. A ginástica geral e a formação universitária. In: FÓRUM INTERNACIONAL DE GINÁSTICA GERAL, 1. Anais.... Campinas, SP: SESC: Faculdade de Educação Física, UNICAMP, 2001.
PAULA, Tiago de; SILVA, Juliano da; KOCIAN, Rafael Castro. A participação nas aulas de educação física escolar de ensino médio. Coleção pesquisa em educação física, v. 10, n. 6, p. 33-40, 2011.
PEREIRA, Flávio Medeiros e colaboradores. Os escolares detestam os conteúdos ginásticos nas aulas de educação física: motivos e alternativas. Revista da educação física/UEM, v. 21, n. 2, p. 209-221, 2010.
PINTO, Larissa Graner Silva. O processo de ensino-aprendizado da ginástica na “minha escola”. 2013. 294f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2013.
POLITO, Beatriz Spina. A ginástica artística na escola: realidade ou possibilidade. 1998. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1998.
REIS, Elizabeth. Estatística descritiva. Lisboa, Portugal: Sílabo, 2008.
ROCHA, Braulio; WINTERSTEIN, Pedro José; AMARAL, Silvia Cristina Franco. Interação social em aulas de educação física. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 23, n. 3, p. 235-245, 2009.
RUFINO, Luiz Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. O ensino das lutas nas aulas de educação física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da educação física/UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015.
SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Material de apoio ao currículo do estado de São Paulo: caderno do professor: 9º ano. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2014.
______. Proposta curricular do estado de São Paulo. São Paulo: Secretaria de Estado da Educação, 2008.
SCHIAVON, Laurita Marconi. O projeto crescendo com a ginástica: uma possibilidade na escola. 2003. 203f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2003.
SOARES, Carmen Lúcia. Educação Física: raízes europeias e Brasil. 5. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2012.
TOLEDO, Eliana de. Proposta de conteúdos para a ginástica escolar: um paralelo com a teoria de Coll. 1999. 215f. Dissertação (Mestrado em Educação Física). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999.
TOMASIELLO, Maria Guiomar Carneiro e colaboradores (Orgs.). Didática e práticas de ensino na realidade escolar contemporânea: constatações análises e proposições. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2012.