Resumo

Introdução: A Ludicidade é uma ferramenta pedagógica que pode tornar as aulas de Educação Física mais atrativas e prazerosas, fazendo com que os alunos possam interagir uns com os outros e sintam vontade em participar das aulas. O professor tem o papel de transmissor dessa prática, estimulando assim seu desenvolvimento motor, social e cognitivo por meio de brincadeiras, jogos, danças, entre outras estratégias. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a utilização da Ludicidade durante as aulas de Educação Física por meio de um questionário sobre a importância da Ludicidade para alunos, e professores de Educação Física. Metodologia: Este estudo é de caráter descritivo-exploratório e qualitativo. Análise estatística deste estudo foi realizada através de média e desvio padrão, utilizando o programa Excel. E análise descritiva para as respostas dos questionários. Instrumento de medida são dois questionários, um para os estudantes e outro para os professores da disciplina, elaborados pela pesquisadora e autora deste estudo. Esta pesquisa foi desenvolvida em 4 escolas estaduais localizados no município de Erechim-RS, com 72 estudantes de 14 á 15 anos, matriculados ao 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais; e com 6 professores da disciplina. Somente participaram da pesquisa os estudantes e professores que apresentaram o Termo de Assentimento e o TCLE devidamente assinados. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que, para 31% dos alunos participantes da pesquisa, os professores trabalham somente fundamentos, 18% relataram que são desenvolvidas brincadeiras durante as aulas, já a grande maioria, 40% dos estudantes, disseram que ambos são utilizados, e por fim 11% não responderam esta questão. Já, 79% dos estudantes relataram que gostam de participar das atividades lúdicas propostas pelos seus professores, 6% não gostam, preferem modalidades esportivas, 7% não sabem, devido a não saberem o que são atividades lúdicas e por fim 8% disseram que depende qual atividade será proposta. Todos os professores relataram que utilizam as atividades Lúdicas em suas aulas, onde 83% realizam as atividades no início das aulas e 17% utilizam durante o desenvolvimento da aula. Conclusão: concluímos com este estudo que a maioria dos estudantes gostam de participar de atividades diferenciadas voltadas ao seu bem-estar e à diversão, e que a Ludicidade é apontada como uma ferramenta pedagógica pelos professores. Mas, os mesmos não a utilizam tanto nas suas aulas, com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental.

Acessar Arquivo