A Percepção de Professores e Alunos em Relação à Ludicidade nas Aulas de Educação Física
Por Naiane Pertuzzatti (Autor), Bruna Rigon Gevinski (Autor), Maiara Cristina Baratieri (Autor), Alessandra Dalla Rosa da Veiga (Autor).
Em 43º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
Introdução: A Ludicidade é uma ferramenta pedagógica que pode tornar as aulas de Educação Física mais atrativas e prazerosas, fazendo com que os alunos possam interagir uns com os outros e sintam vontade em participar das aulas. O professor tem o papel de transmissor dessa prática, estimulando assim seu desenvolvimento motor, social e cognitivo por meio de brincadeiras, jogos, danças, entre outras estratégias. Objetivo: O objetivo deste estudo foi analisar a utilização da Ludicidade durante as aulas de Educação Física por meio de um questionário sobre a importância da Ludicidade para alunos, e professores de Educação Física. Metodologia: Este estudo é de caráter descritivo-exploratório e qualitativo. Análise estatística deste estudo foi realizada através de média e desvio padrão, utilizando o programa Excel. E análise descritiva para as respostas dos questionários. Instrumento de medida são dois questionários, um para os estudantes e outro para os professores da disciplina, elaborados pela pesquisadora e autora deste estudo. Esta pesquisa foi desenvolvida em 4 escolas estaduais localizados no município de Erechim-RS, com 72 estudantes de 14 á 15 anos, matriculados ao 9° ano do Ensino Fundamental Anos Finais; e com 6 professores da disciplina. Somente participaram da pesquisa os estudantes e professores que apresentaram o Termo de Assentimento e o TCLE devidamente assinados. Resultados: Os resultados obtidos mostraram que, para 31% dos alunos participantes da pesquisa, os professores trabalham somente fundamentos, 18% relataram que são desenvolvidas brincadeiras durante as aulas, já a grande maioria, 40% dos estudantes, disseram que ambos são utilizados, e por fim 11% não responderam esta questão. Já, 79% dos estudantes relataram que gostam de participar das atividades lúdicas propostas pelos seus professores, 6% não gostam, preferem modalidades esportivas, 7% não sabem, devido a não saberem o que são atividades lúdicas e por fim 8% disseram que depende qual atividade será proposta. Todos os professores relataram que utilizam as atividades Lúdicas em suas aulas, onde 83% realizam as atividades no início das aulas e 17% utilizam durante o desenvolvimento da aula. Conclusão: concluímos com este estudo que a maioria dos estudantes gostam de participar de atividades diferenciadas voltadas ao seu bem-estar e à diversão, e que a Ludicidade é apontada como uma ferramenta pedagógica pelos professores. Mas, os mesmos não a utilizam tanto nas suas aulas, com os estudantes dos anos finais do ensino fundamental.