Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de identificar a percepção dos alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) Campus Presidente Figueiredo sobre a utilização das TICs nas aulas de Educação Física, realizadas de forma remota durante o período inicial da pandemia de Covid-19. Trata-se de uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 52 alunos de cursos técnicos de nível médio na forma integrada. A coleta de dados foi realizada por meio da aplicação de um questionário composto por 6 questões fechadas. Constatou-se que dentre os recursos utilizados nas aulas, o Whatsapp foi apontado pela maioria dos alunos como a ferramenta com a qual mais se identificaram e gostaram de utilizar. Verificou-se ainda que os alunos tiveram dificuldades para acessar o Sistema de turma virtual próprio da instituição, bem como problemas de acesso a internet. Os resultados apontam, ainda, que um grande número de estudantes já utilizavam as TICs por conta própria para complementação dos estudos. Em relação à continuidade do uso desses recursos nas aulas de Educação Física no pós-pandemia, a maioria dos alunos sinaliza para manutenção da metodologia adotada, especialmente para tratar dos conteúdos teóricos da disciplina. Tais achados indicam que o uso das TICs foi importante no período de paralisação das atividades presenciais devido à pandemia de Covid-19, proporcionando aos alunos uma forma de dar continuidade ao processo de ensino-aprendizagem, ainda que de forma remota.

Acessar