A percepção dos estudantes do ensino médio integrado sobre a temática saúde nas aulas de educação física do Instituto Federal do Amazonas (IFAM)
Por Eder Marcio Araujo Sobrinh (Autor), Lucilene da Silva Paes (Autor).
Em 13º Congresso Internacional do Conselho Regional de Educação Física da 7ª Região CONCREF
Resumo
O objetivo deste estudo foi Analisar a percepção dos estudantes em relação a uma oficina sobre a temática Saúde no Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro. Os participantes do estudo foram 83 estudantes de três cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) – Campus Manaus Centro: Curso técnico de informática, química e edificações, que se propuseram voluntariamente a colaborar com o levantamento. O estudo utiliza o método do tipo Survey, caracterizando-se como uma pesquisa de cunho quantitativo e análise qualitativa. Os dados foram coletados com aplicação de um questionário composto por 5 questões fechadas, após a realização de uma Oficina, composta por 5 encontros, sobre a temática saúde, os temas de cada encontro foram: saúde no contexto escolar; educação física e saúde: uma relação histórica; perspectiva ampliada de saúde; educação física, saúde e o mundo do trabalho e projeto de vida: possibilidades para viver com mais saúde. Os resultados sugerem que a temática saúde desperta muito interesse entre os estudantes. Todavia, é preciso ressignificar sua compreensão que ainda está fortemente atrelada ao viés biológico e o senso comum que estabelece uma relação direta entre a prática de Atividade Física e saúde, desconsiderando outros aspectos que são indispensáveis para aquisição da Saúde. Como considerações, acredita-se a Educação Física escolar pode contribuir, por meio de suas práticas pedagógicas, com estratégias e metodologias que promovam a reflexão crítica sobre uma concepção ampliada de Saúde, capaz de transformar a sua visão hegemônica dentro da sociedade