A Percepção dos Professores Cooperantes Sobre os Conhecimentos e as Competências dos Estudantes
Por Larissa Cerignoni Benites (Autor), Alberto Aires da Cruz Albuquerque (Autor), Ricardo Franco Lima (Autor), Rui Resende (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 24, n 4, 2013.
Resumo
Os professores orientadores, chamados de Professores Cooperantes (PC) dentro da realidade portuguesa, são fundamentais para o desenvolvimento das competências e conhecimentos dos futuros professores de Educação Física (EF). Através de uma entrevista semiestruturada, o objetivo do nosso estudo foi compreender as perspetivas e os pontos de vista dos PC no que diz respeito à preparação do Estudante Estagiário (EE) no seu primeiro contacto com a realidade escolar. Verificamos que os PC sentem que os EE saem da formação acadêmica com conhecimentos, porém não conseguem colocá-los na prática. Essa dificuldade deve-se ao fato do currículo atual ter poucas horas de disciplinas práticas para que o EE desenvolva competências de ensino e aprendizagem. Contudo, o atual currículo apesar de não preencher todos os requisitos para a profissionalização, tem Unidades Curriculares (UC) importantes para o desenvolvimento de valores, ética, deontologia e cidadania do EE.