A Percepção dos Professores de Educação Física Sobre as Aulas Para Alunos com Deficiência Intelectual e Múltipla Durante a Pandemia da Covid-19
Por Pauline Peixoto Iglesias Vargas (Autor), Gabriel de Oliveira Feijo (Autor), Maria Eloisa de Oliveira (Autor), Thaline Baniski Grendel (Autor), Meline Aparecida Mordzen de Lima (Autor).
Em Revista da Associação Brasileira de Atividade Motora Adaptada - SOBAMA v. 22, n 2, 2021.
Resumo
O presente estudo teve por objetivo relatar a percepção dos professores de educação física (EF) sobre as aulas para alunos com deficiência intelectual e/ou múltipla durante a pandemia da COVID-19. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, para tanto, utilizou-se a entrevista recorrente. Os participantes foram três professores de EF do estado do Paraná. Os critérios de inclusão dos professores foram: 1) atuar profissionalmente na educação especial; e 2) ter ministrado aulas no formato remoto durante a pandemia da COVID-19. Após as entrevistas, notou-se que houveram dificuldades por parte dos docentes participantes e, também das famílias, para à adaptação do uso das ferramentas tecnológico-digitais. Em relação ao processo de ensino-aprendizagem das aulas remotas, observou-se que a participação da família contribuiu para que os alunos conseguissem realizar as atividades e tivessem uma participação efetiva nas aulas durante o período de isolamento social. Contudo, por meio dos relatos dos docentes percebeu-se que a EF para os alunos da educação especial foi prejudicada, pois, necessitavam ter uma mediação pedagógica e receber os estímulos corretos. Pode-se notar, que com o retorno as aulas no modelo híbrido, houve uma perda significativa na parte cognitivo-motora dos estudantes. Infere-se que mesmo com o auxílio da família na realização das atividades não obteve os mesmos estímulos e atenção proposto em aulas na escola pelos professores de EF.