Resumo

É objetivo desse estudo conhecer a percepção dos professores de Educação Física sobre o conteúdo lutas nas aulas de Educação Física escolar.A abordagem do tema proposto surgiu da inquietação dos autores sobre a dinamização do conteúdo de lutas nas aulas de Educação física escolar. O referencial teórico trata da origem das lutas, caracteriza o conteúdo lutas nas aulas de Educação Física escolar, bem como a relação do professor diante desse conteúdo. Trata-se de um estudo descritivo, transversal e de natureza quantitativa. A amostra foi composta por 41 professores de Educação Física das escolas estaduais do ensino médio da cidade de Fortaleza-CE.A coleta de dados foi realizada através de uma pesquisa de campo. O instrumento de pesquisa utilizado foi um questionário com 6 perguntas fechadas e uma aberta. Como fonte secundária foi realizada uma pesquisa bibliográfica e de consulta a fontes documentais, para a construção da base teórica. Os resultados desse estudo demonstram que os professores atribuem um grau de importância elevado ao conteúdo lutas e que o utiliza em suas aulas, principalmente através de práticas recreativas/lúdicas. Constata-se também que esse conteúdo deve ser adaptado nas referidas aulas, mesmo o estudo apontando a falta de conhecimento como a dificuldade mais evidenciada em desenvolvê-lo. Verifica-se também que a disciplina de lutas na graduação é a principal vivência da maioria dos professores, e que, ao utilizar o citado conteúdo em suas aulas o professor cumpre com as orientações dos PCN’s.

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