A Percepção dos Professores Frente Ao Bullying de Uma Escola Público da Cidade de Montes Claros
Por João Vitor Nunes Lopes (Autor), Débora Thalita Dias Lima (Autor), Juliane Lôpo Silva (Autor), Gabrielle Ferreira Silva (Autor), Fredson Danilo Silva (Autor), Vinicius Dias Rodrigues (Autor).
Parte de EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: MÚLTIPLOS OLHARES . páginas 24 - 33
Resumo
Objetivo: estudo tem como objetivo analisar a presença do bullying no espaço escolar. Procurando identificar as causas e consequências do bullying na escola e discutir o papel professor frente às situações de bullying na sala de aula. Métodos: Trata se de um estudo descritivo, qualitativo. O método etnográfico realizou o trabalho de campo com observação e entrevista. O estudo foi composto por 20 professores de alunos com idade entre 14 e 16 anos, matriculados no 1° ano do ensino médio de uma escola pública da rede municipal de ensino do município de Montes Claros, MG. Os Critérios de inclusão foram: concordar em participar do estudo, pertencer à faixa etária de 25 a 40 anos de ambos os sexos e ser professor na escola escolhida. Os dados foram coletados durante os meses de agosto e novembro de 2015, após assinatura do TCLE e por meio de entrevista, observação do grupo focal e registrada em um diário de campo e pela equipe da pesquisa. Os procedimentos foram aprovados pelo (CAAE: 47173615.7.0000.5141). Resultados: Como resultado três temáticas centrais foram apresentadas na dinâmica do grupo focal. Os principais achados foram 1) Bullying é o preconceito 2) Bullying é o racismo 3) A escola é o enfretamento do bullying. Conclusão: A partir dos discursos dos autores e colaborantes dessa investigação os comportamentos decorrentes do bulliyng evidenciados podem colocar em risco principalmente a saúde mental e física dos adolescentes.