Resumo

O objetivo do presente estudo foi investigar o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física e a sua prática por meninas, valendo-se das TICs como contributo constante para as práticas pedagógicas. O estudo consistiu numa análise quanti-qualitativa que se desenvolveu como uma pesquisa de caráter colaborativo na qual foram utilizadas categorias para se verificar como uma opinião se manifesta em relação ao objeto investigado. O procedimento ocorreu a partir de uma coleta de dados realizada por meio de um inquérito por questionário e uma entrevista semiestruturada onde foi traçada a percepção dos professores acerca da prática do Basquetebol por meninas em ambiente escolar. Para a pesquisa, foram selecionados 60 professores de escolas localizadas em Volta Redonda (n=60). Em um segundo momento, as informações resultantes dessa investigação foram disponibilizadas em rede social virtual, no sentido de que fossem oportunizados aos professores subsídios para debates e troca de experiências no que tange ao objeto de estudo. Por fim, o material disponibilizado foi aplicado por 6 professores para uma avaliação quanto à sua aplicabilidade. Após a apresentação e discussão dos resultados, identificou-se que a maioria dos professores entrevistados utiliza o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física em uma dimensão procedimental, sendo notória a distinção da participação das aulas entre meninas e meninos. O discurso dos professores apontou para uma falta de clareza quanto à definição dos objetivos a serem alcançados em relação ao desenvolvimento do Basquetebol. Observou-se que esse fato se deve à falta de condições adequadas de trabalho, que envolvem desde o pouco interesse por parte dos alunos até a quantidade/qualidade dos materiais destinados às aulas. Constatou-se que a realidade da Educação Física ainda apresenta características de um modelo baseado no ensino dos esportes de acordo com as concepções subordinadas ao alto rendimento. Dessa forma, há a preocupação com o aprendizado formal da modalidade sem a sua priorização como um conteúdo que contribua para a formação global dos alunos. Mesmo com a crescente participação das mulheres nos esportes e outras atividades físicas, percebem-se ainda, por parte dos alunos, manifestações adversas não somente à presença das meninas nas aulas de Educação Física, mas também acerca de autoconceito e valores. A discriminação em relação às meninas nas aulas de Educação Física demonstra que ainda são marcantes as manifestações vinculadas à construção social alicerçada na diferença entre o masculino e o feminino. No que tange à utilização de um recurso tecnológico como a rede social virtual, esta oportunizou o compartilhamento não somente de informações, mas principalmente a troca de experiências, a interação entre os professores e a criação de um espaço com o intuito de contribuir para que o Basquetebol como conteúdo das aulas de Educação Física Escolar represente um contributo para o desenvolvimento e o crescimento pessoal para os meninos e meninas

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