Resumo

. 2020. 135 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – UNESP, Faculdade de Ciências, Bauru, 2020.
As aulas de Educação Física, na escola, devem se constituir como um espaço de aprendizado e atender às necessidades educativas de todas as pessoas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem. Mas, infelizmente, o que temos observado é que os(as) estudantes têm deixado de participar das aulas desse componente cada vez mais cedo. Partindo dessa problemática, fizemos a seguinte pergunta: por que os(as) estudantes deixam de participar das aulas de Educação Física no Ensino Fundamental anos finais? Com essa indagação, a presente pesquisa teve como objetivo identificar quais são os motivos que levam o(a) estudante a não participação das aulas do componente curricular Educação Física. A pesquisa de abordagem qualitativa se orientou pelo método descritivo. O público participante são estudantes de 6.º ao 9.º ano de quatro escolas estaduais do interior paulista. Para o levantamento de dados foram utilizados três instrumentos: questionário, observações sistemáticas anotadas em diário de campo e entrevista. Os dados foram analisados seguindo o referencial teórico de categorias temáticas proposto por Gomes (2002), pelo qual emergiram três categorias: Dispositivos eletrônicos e sedentarismo – revelou um alto índice do uso dos celulares e fones de ouvido durante as aulas, bem como o uso de dispositivos eletrônicos até altas horas da madrugada nas residências; Gênero – apontou que a não participação das meninas é maior e os motivos são inúmeros (inabilidade, exposição dos corpos, desvalorização, chacotas, etc.) e Práticas pedagógicas e conteúdos – evidenciou que conteúdos repetitivos, falta de planejamento, postura do(a) professor(a) e aulas livres são, muitas vezes, motivos que levam a não participação. São várias as oportunidades que temos para diminuir e superar a não participação e compreendemos que isso é algo complexo e demanda uma força de vontade de várias instituições sociais. Consideramos que esta investigação foi significativa por permitir (re)pensar o papel da Educação Física na escola e esperamos que ela incentive a comunidade escolar a discutir e buscar estratégias para o enfrentamento dessa problemática, bem como instigar a realização de novos estudos relacionadas ao tema. Palavras-chave: 
 

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