A Perspectiva Histórico-crítica nas Aulas de Educação Física da Escola Municipal de Ensino Fundamental Professora Palmira de Oliveira Gabriel.
Por Deyvison Pereira Cajueiro (Autor), Laryssa Soares Gonçalves (Autor), Luana Carolina da Silva Gomes (Autor), Nathalia Cristina de Assis Santos (Autor), Zaira Valeska Dantas da Fonseca (Autor), Giovelangela Maria dos Santos Costa de Paula (Autor).
Em XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE
Resumo
O presente trabalho refere-se à investigação sobre os limites e possibilidades encontradas na Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), na perspectiva da Pedagogia Histórica - Critica (PHC) das aulas de Educação Física (EF) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E. M. E. F) Professora Palmira de Oliveira Gabriel, abrangendo os ciclos 1 e 2 (1º ao 3º ano e 1° ao 2° ano respectivamente), no período vespertino. Tais intervenções pedagógicas foram realizadas por bolsistas do Programa de Iniciação à Docência - PIBID-/CAPES, fazendo parte, do plano de ações do projeto “A organização do ensino da Educação Física na Educação Básica: desafios e possibilidades do trabalho pedagógico no contexto da rede publica de ensino de Belém”, do curso de Educação Física da Universidade do estado do Pará (UEPA - Belém).O planejamento do trabalho pedagógico estruturou-se com olhar no primeiro bimestre, com as seguintes proposições; para ciclo 1/1°ano handebol e futsal, ciclo 1/2° e 3° ano futsal e voleibol, ciclo 2/1° e 2° ano futsal e basquetebol. E a escolha dos conteúdos foi selecionada a partir de três objetivos principais do trabalho que são: os eixos temáticos da escola: escola, família e educação. Planejar é um ato estratégico essencial para o trabalho docente, o qual o professor deve dispor-se cotidianamente deste ato para a OTP. Sistematizou-se assim a finalidade do plano de ensino buscando alcançar a apropriação dos elementos da cultura corporal, no caso o esporte, numa perspectiva contra – hegemônica à égide da sociedade capitalista; e a realização dos jogos escolares como espaço que permitisse a ideia da pratica social final.