Resumo

O presente trabalho refere-se à investigação sobre os limites e possibilidades encontradas na Organização do Trabalho Pedagógico (OTP), na perspectiva da Pedagogia Histórica - Critica (PHC) das aulas de Educação Física (EF) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (E. M. E. F) Professora Palmira de Oliveira Gabriel, abrangendo os ciclos 1 e 2 (1º ao 3º ano e 1° ao 2° ano respectivamente), no período vespertino. Tais intervenções pedagógicas foram realizadas por bolsistas do Programa de Iniciação à Docência - PIBID-/CAPES, fazendo parte, do plano de ações do projeto “A organização do ensino da Educação Física na Educação Básica: desafios e possibilidades do trabalho pedagógico no contexto da rede publica de ensino de Belém”, do curso de Educação Física da Universidade do estado do Pará (UEPA - Belém).O planejamento do trabalho pedagógico estruturou-se com olhar no primeiro bimestre, com as seguintes proposições; para ciclo 1/1°ano handebol e futsal, ciclo 1/2° e 3° ano futsal e voleibol, ciclo 2/1° e 2° ano futsal e basquetebol. E a escolha dos conteúdos foi selecionada a partir de três objetivos principais do trabalho que são: os eixos temáticos da escola: escola, família e educação. Planejar é um ato estratégico essencial para o trabalho docente, o qual o professor deve dispor-se cotidianamente deste ato para a OTP. Sistematizou-se assim a finalidade do plano de ensino buscando alcançar a apropriação dos elementos da cultura corporal, no caso o esporte, numa perspectiva contra – hegemônica à égide da sociedade capitalista; e a realização dos jogos escolares como espaço que permitisse a ideia da pratica social final.

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