A Pesquisa-ação em Educação Física Escolar: Um Estudo Explorátorio nos Programas de Pós-graduação
Por Larissa Beraldo Kawashima (Autor), Evando Carlos Moreira (Autor).
Em Pensar a Prática v. 19, n 3, 2016. Da página 639 a 653
Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar a produção científica em pesquisa-ação na área da Educação Física escolar a partir das dissertações e teses encontrados no banco de dados da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) e no Banco de teses da CAPES, de 1992 a setembro de 2015. A pesquisa evidenciou a baixa produção científica em programas de pós-graduação que contemplem a pesquisa-ação como método de pesquisa da prática pedagógica do próprio pesquisador que a realizou ou de uma proposta de intervenção pelo pesquisador, tendo como resultado apenas 17 trabalhos. Outro dado relevante é a concentração das pesquisas no Ensino Fundamental, indicando a necessidade de mais pesquisas-ação principalmente no Ensino Médio.