A Pesquisa Como Alternativa Metodológica no Ensino da Educação Física no 3º Grau
Por Beleni Saléte Grando (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
O presente trabalho, discute uma experiência no ensino de Educação Física no 39 grau, realizada no segundo semestre de 1998, no curso de pedagogia da UNEMAT. Foi utilizada a pesquisa como recurso metodológico no ensino da disciplina: Educação Física II. O objetivo desta disciplina é a construção de referenciais da cultura corporal de movimento pelos alunos, relacionandoos à saúde. Este enfoque pautado na relação das manifestações da cultura corporal que está presente na vida da comunidade destas pessoas diretamente, promoveu a escolha da temática: Danças Tradicionais na Região de Cáceres/MT. O processo de construção dos objetos de pesquisa foi realizado de forma coletiva. Cada grupo de alunos envolveu-se numa relação íntima com o seu objeto, desenvolvendo a pesquisa e o relatório final. Discutimos em todo o processo da pesquisa, a relação da cultura corporal com a construção da própria história de ocupação (imigração de outros estados e a expulsão dos índios) dos municípios pesquisados. Fez parte também do debate, a própria metodologia da pesquisa como processo de construção de conhecimento e a relação do saber popular com o saber escolar. Vimos assim, que a Educação Física enquanto componente curricular, pode ser um agente articulador das demais áreas de conhecimento, no que se refere ao ensino das séries iniciais da Educação Básica. Conclui-se que o é possível utilizar a pesquisa como recurso metodológico, assim como produzir de forma coletiva materiais que possuam a riqueza da cultura populare reflitam o seu contexto histórico.