Resumo

Os objectivos do estudo foram os seguintes: (1) verificar se os professores de Educação Física (EF) com experiência docente planificam as suas aulas; (2) conhecer quais são as razões que levam esses professores a planificar ou a não planificar as aulas de EF; (3) saber que tipos de planificação realizam os professores de EF com experiência docente durante o ano lectivo; (4) constatar quais os modelos de planificação que os professores de EF com experiência docente utilizam mais freqüentemente; (5) analisar os pensamentos e as decisões dos professores de EF com experiência docente, durante a planificação do ensino. Participaram no estudo 63 professores profissionalizados de Educação Física do Ensino Básico e Secundário, com uma experiência docente superior a sete anos. Na recolha dos dados foram utilizados as seguintes técnicas de investigação: "questionário", "entrevista semi-estruturada" e "pensar em voz alta". Foi realizada uma análise de conteúdo dos diversos processos de planificação dos professores de EF. Os resultados obtidos mostraram que: (1) a maioria dos professores de EF com experiência docente não planifica as suas aulas; (2) os professores que não planificam as aulas justificam a sua opção por entenderem que é algo que é desnecessário, enquanto que os professores que planificam as aulas apontam como principal razão a necessidade de se estruturar os progressos de aprendizagem dos alunos; (3) os professores de EF que planificam efectuam normalmente três tipos de planificação - anual, unidade didáctica e aula; (4) quando planificam o processo de ensino, os professores com experiência docente utilizam um modelo não-linear; (5) durante a planificação das unidades didácticas e aulas, a maioria dos pensamentos e decisões dos professores de EF com experiência docente relaciona-se com o conteúdo, seguido dos procedimentos de instrução. Assim, estes resultados confirmam os dados de outros estudos realizados no domínio da Educação Física.