A Política Educacional da Rede Pública Estadual Paulista e a Presença do Professor de Educação Física nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental
Por Anoel Fernandes (Autor).
Em Conexões v. 8, n 1, 2010. Da página 110 a 118
Resumo
O objetivo deste estudo foi buscar elementos para a compreensão dos motivos da entrada dos professores de Educação Física como os responsáveis por ministrar aulas no Ciclo Básico em 1988; a retirada desse profissional no ano de 1995; e o retorno em 2003. A inserção desse profissional no Ciclo Básico tinha a função de auxiliar os alunos na aprendizagem de outras disciplinas. A retirada no ano de 1995 esteve atrelada às mudanças de ordem econômicas e políticas. Enquanto que o retorno desse profissional no ano de 2003 esteve atrelado ao esforço de um secretário adjunto. A presença do professor especialista nesse ciclo de ensino é de certa forma “refém” das políticas e concepções dos gestores educacionais, ou seja, os movimentos políticos e econômicos da educação possuem mais significância quando no momento da definição da presença ou ausência do professor especialista do que aspectos de ordem pedagógica com vistas a uma melhor oferta da qualidade de ensino.