A Postura Corporal do Escolar Através da Abordagem Ecológica
Por Vera Maria da Rocha (Autor), Fabrícia Azevedo da Costa (Autor), Juliana Lorentz Farias (Autor), Radha K. Barros Freire (Autor), Larissa Bastos Tavares (Autor), Maria Irany Knackfuss (Autor).
Em VII Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Analisar a condição de saúde do escolar requer considerações sobre vários aspectos, dentre eles o aspecto da postura corporal associada ao ambiente escolar. Com o objetivo de analisar o escolar em seu contexto, com relação a sua postura corporal,além de instituir um programa preventivo de alterações posturais dentro das escolas municipaisde Natal, este trabalho utiliza-se uma metodologia descritiva. A população foi formada por400 alunos, matriculados em 7 escolas municipais de Natal-RN/BR. A amostra aleatória constitui-se de 400 escolares, com idades entre 6 e 12 anos. Como instrumentos utilizouse a observação sistemática; uma ficha de avaliação postural; um posturógrafo; uma balança antropométrica; entrevista semi-estruturada. Os resultados foram: 49,5% dos escolares do sexo feminino e 50,5% do sexo masculino. Observou-se que a X de idade, de peso e de estatura, respectivamente, foram: 7,6 a; 24,16 Kg e 1,24cm para o sexo feminino e 8,1 a; 24,91 Kg e 1,26cm para o sexo masculino. As alterações encontradas foram: assimetria de ombros e de escapulas; hipercifose; hiperlordose lombar e escoliose e joelhos hiperextendidos. Com relaçãoao contexto, a área física apresentou-se adequada; referindo-se a concepçãode saúde, os entrevistados relacionaram ao bom estado geral, porém não apresentam em sua organização elementos que possibilitemo trabalhodas questões relacionadas a este bem estar. Através dos resultados verificou-se a necessidade de trabalho preventivo. Concluímos que as alterações de coluna apesar de não apresentarem caráter estrutural são freqüentes entre crianças, sem diferenças estatísticas entre os sexos; há falta de relação entre o conhecimento e a prática de saúde no âmbito escolar e necessidade de conhecimento por parte dos docentes.