A praça é nossa, vamos revitalizá-la! Conexão entre lazer, educação urbana e práticas ambientais

Por Emília Amelia Pinto da Costa Silva (Autor),

Parte de Gestão Estratégica das Experiências de Lazer . páginas 151 - 171

Resumo

Entende-se a cidade como um espaço complexo, pois, ao mesmo tempo em que inclui muitas pessoas, exclui muitas outras, geralmente as menos favorecidas em termos de acesso a seus direitos. Para Rechia (2003), além dessa questão social extremamente grave percebida no meio urbano, a cidade é também uma paisagem artificial construída pelas pessoas, constituída por ruas, avenidas, casas, edifícios, parques, praças e bosques. Ressalta-se que as grandes cidades contemporâneas se constituem em densos espaços, com funções diversas, por meio das quais se estabelecem múltiplas práticas sociais. Gehl (2009) destaca que tais práticas sociais podem ser atividades necessárias (tendo enfoque de obrigatoriedade), atividades opcionais (quando existe um desejo em realizá-las) e atividades sociais (atividades em que há necessidade de outras pessoas nos espaços públicos; podem ocorrer em vários espaços e devem ser espontâneas). O referido autor ressalta ainda que os espaços influenciam esse tipo de atividades e vivências. Ou seja, os ambientes naturais ou construídos podem