Resumo
O presente estudo procurava indagar, dentro das Características Afetivas de Entrada- CAE-, quais os interesses e atitudes dos alunos da UFRJ, em relação à prática de atividades físicas e/ou desportivas. para isto foi feito um estudo de caso, de forma descritiva, com características exploratória,entre uma amostra constituida por 1557 alunos(10% da população estudantil universitária da UFRJ, excluindo os estudantes em licenciatura em Educação Física). O instrumento utilizado foi um questionário de respostas fechadas, constituída de 14 itens referentes a dados pessoais e as qualidades representativas das CAE em estudo. Foi aplicado aos alunos escolhidos, rândomicamente, no momento de inscrição em disciplina para o segundo semestre de 1981. Os dados coletados foram tratados com recursos da estatística descritiva, obtendo-se assim, as frequências e porcentagens da cada uma das variaveis em estudo, tanto isoladamente, como combinadas;fase na qual foi utilizado o computador do Núcleo de Computação Eletronica da UFRJ. Coma afinalidade de determinar a significação das sememlhanças e/ou diferenças encontradas em cada um dos grupos em comparação: sexo , idade, contato com Educação Física desportiva - EFD- e Unidade; foi aplicado o Teste De Significância Entre As Percentagens indicado por Garret (1974). O nível de significância entrea as diferenças foi fixado ao nível 0,01. Obtiveram-se os seguintes resultados: ,1- 47,9% dos alunos da UFRJ pratica alguma atividade física e/ou desportiva ao menos uma vez por semana, apresentando uma frequencia modal de três vezes por semana. 2- Os esportes de maior numero de praticantes são:corrida , ginástica, voleibol e natação; enquanto, os de menor número de praticantes são: remo, polo aquático e handebol. 3-Os esportes e maior frequência de praticas semanais são: ginástica, remo e halterofilismo, enquanto, os menos praticados semanalmente são:Futebol de Salão, Futebol e Voleibol. 4- Os quatro principais motivos que tem estimulado as práticas de alguma atividade física ao menos uma vez por semana são: desejo de conservar ou melhorar a condição física, desejo de levar uma vida menos sedentária e desejo de melhorar ou conservar a aparência. Em direção aposta, os principais motivos que a tem impedido são: falta de tempo, falta de hábito e preocupação com outras atividades a realizar nos tempos livres. 5- Quanto ao valor que as práticas de alguma atividade física ou desportiva, representa para saúde, 98,5% consideram ser benéfica; 0,6%, ser prejudicial e 0,8%, ser indiferente( nem benéfica nem prejudicial) ,6- As principais justificativas dadas, sobre a opinião anterior são: experiências próprias, informações através de meios de comunicação, dos médicos e das aulas de EFD. 7- Aproximadamente 70% dos alunos consideram que a EFD desperta motivação pelas prátyicas de atividades físicas e/ou desportivas, de forma livre e não obrigatórias. A analise dos resultados permite concluir que : ,a) o Decreto-lei 705/69 e o Decreto 69.450/71,constituem os pontos mais importantes da legislação sobre a Educação Física e os Desportos no Brasil, a nível de sistema de ensino; ,b) as atitudes reveladas quanto ao valor de prática de algum desporto e/ou alguma atividade física para a saude, assim como quanto à influ~encia motivacional da EFD, são significativamente positivas; ,c) o interesse pela prática livre de algum desporto e/ou alguma atividade f´pisica, considera-se razoavelmente positivo, mas o interesse pela prática, entre os praticantes, apresenta un nível considerado bom; ,d) os alunos demonstram predisposição afetiva considerada altamente positiva em relação à prática da EFD e em relação à prática de alguma atividade física e/ou desportiva em geral.