Resumo

Na busca pela problematização e contextualização de novos caminhos e possibilidades de ensino da Educação Física na escola, este trabalho visa fugir dos moldes tradicionais de ensino pautados na aprendizagem da técnica por repetição de movimentos, para dialogar com uma perspectiva de Educação Física que pensa para além do movimento, ou seja:Busca desenvolver uma reflexão pedagógica sobre o acervo de formas de representação do mundo que o homem tem produzido no decorrer da história, exteriorizadas pela expressão corporal: jogos, danças, lutas, exercícios ginásticos, esporte, malabarismo, contorcionismo, mímica e outros. (COLETIVO DE AUTORES, 1992, p. 25).Partindo destes pressupostos este relato trata-se de uma intervenção com o conteúdo Atletismo, com o intuito de traçar novos caminhos para o ensino deste conteúdo, baseados no referencial teórico-metodológico crítico-superador, que destaca o Atletismo como sendo um conteúdo da cultura corporal, além de tratar pedagogicamente os conteúdos e por dialogarem com aspectos históricos, sociais e culturais, paralelos ao ensino.

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