Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo geral compreender como a prática profissional, enquanto lócus de formação e produção de saberes pode contribuir para a construção de uma epistemologia da prática profissional. Especificamente buscou: a) analisar fontes bibliográficas específicas acerca do conceito de epistemologia da prática profissional; b) investigar como a experiência didático-pedagógica contribui para se pensar a prática profissional como lócus de formação na Educação Física escolar; c) identificar os saberes que fundamentam a prática profissional nas representações dos professores, e; d) analisar em que medida o trabalho docente (fatores, determinantes, exigências, condições, entre outros) influencia na construção da epistemologia da prática profissional na Educação Física escolar. A epistemologia da prática profissional foi compreendida neste estudo como sendo os saberes que os professores de Educação Física realmente utilizam na realização do trabalho docente (TARDIF, 2012). Como procedimentos metodológicos optou-se pela pesquisa qualitativa, descritiva analítica, utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário e a entrevista semiestruturada. O tratamento dos dados pautou-se pela análise de conteúdo dos questionários e dos depoimentos colhidos de 18 professores de Educação Física da Rede Estadual de Ensino pertencentes à Diretoria de Ensino de Limeira. Os dados foram organizados em dois capítulos, no qual o primeiro tratou dos saberes docentes, enquanto que o segundo tratou sobre a racionalidade prática. Com relação aos saberes observou-se nas respostas uma amálgama de saberes profissionais composta de uma natureza temporal; uma natureza plural e heterogênea, e; uma natureza humana, personalizada e situada (TARDIF, 2012) com destaque para a manifestação de um capital cultural (BOURDIEU, 1979) e de um processo biográfico e relacional no tocante a questão identitária (DUBAR, 2005). Entre outros aspectos aponta-se para a diversidade dos saberes que auxiliam na realização das tarefas inerentes ao trabalho docente e à dimensão humana desses saberes naquilo que se refere ao objeto desse trabalho. No que diz respeito à racionalidade prática a reflexão crítica possibilitou analisar a cultura docente em ação no diálogo consigo mesmo, com os pares e com as próprias situações de ensino. Outro aspecto que emergiu foi a profissionalização docente abrangendo o momento de desenvolvimento profissional em que se encontram os professores, assim como as politicas docentes de estado e a fragmentação do conteúdo de Educação Física (HOLMES GROUP, 1986; BRASIL, 1996; SÃO PAULO, 2008; CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, 2010). Nesse sentido, a epistemologia da prática profissional forma uma liga de saberes profissionais mobilizados na ação pedagógica da sala de aula envolvendo o desafio de não confundir os saberes profissionais com os conhecimentos específicos adquiridos na formação inicial e de valorizar os saberes que emergem do trabalho docente. Concluiu-se que pensar a prática como lócus de formação implica em considerar que parte do trabalho que os professores de Educação Física realizam dentro de seu espaço profissional é aprendido na e para a prática a partir da experiência de ensino por eles desenvolvidas, dando embasamento para uma epistemologia da prática profissional. 

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