Resumo

O tema deste trabalho surgiu após discutirmos com alguns colegas o fato de que alunos da disciplina natação, no curso de Educação Física eram aprovados sem o domínio das habilidades aquáticas básicas. O objetivo deste estudo foi analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar da disciplina natação dos cursos de Educação Física nas universidades públicas na cidade do Recife-PE. Metodologicamente o estudo tomou por base o método da Hermenêutica Dialética, através de entrevista semiestruturada feita com três professores da disciplina Natação das Universidades públicas da cidade do Recife. Também foram analisados os planos de curso, bem como aplicado um questionário eletrônico respondido pelos alunos. Como resultado do campo, concluímos que a prática corporal é parte essencial do conteúdo da disciplina natação, bem como nas universidades pesquisadas deixou-se de ensinar o tecnicismo exacerbado, abandonando o antigo modelo esportivo baseado nos quatro nados da natação esportiva. Por outro lado, não foi encontrada nenhuma avaliação para mensurar algum desempenho aquático dos alunos da graduação envolvendo o domínio básico do meio líquido, contrastando com as sugestões da literatura. Contudo, o futuro professor de natação necessita dominar o saber fazer da prática corporal e o saber ensinar, bem como precisa saber acerca das possibilidades e contextualizações dos conteúdos teóricos. Tanto os professores como a maioria dos alunos concordaram que para ministrar aulas de natação é preciso saber nadar e não, necessariamente, o esporte natação. A prática corporal na disciplina natação deve ser vivenciada, de forma que o aluno passe a dominar as habilidades aquáticas básicas, incluindo o nado reboque.

O trabalho não possui divulgação autorizada

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