A Prática Corporal na Disciplina Natação nos Cursos de Formação: Saber ou Não Saber Nadar?
Por Marcelo Santana de Farias (Autor), Pedro Henrique Bezerra da Silva (Autor), Rodrigo Falcão Cabral de Oliveira (Autor).
Em Revista Brasileira de Ciências do Esporte v. 43, n 1, 2021.
Resumo
Alguns estudantes passam pela disciplina Natação nos cursos de formação em Educação Física e não desenvolvem a habilidade do nadar. Este fato nos motivou a desenvolver este estudo que teve por objetivo analisar a prática corporal durante o saber fazer e o saber ensinar na disciplina Natação em três universidades públicas da cidade de Recife-PE. Os dados advindos da pesquisa de campo surgiram por meio de uma entrevista semiestruturada com três professores(as). A análise dos dados foi feita através do método da hermenêutica-dialética com a contribuição da análise de conteúdo do tipo categorial por temática. Como resultado, é visto que o saber nadar é uma condição essencial para os futuros profissionais de educação física e para o ensino da natação.