A Prática da Dança Como Atividade Extracurricular Está Relacionada à Maior Motivação e Nível de Atividade Física nos Alunos
Por Allana Freitas da Rosa (Autor), Nycolle Martins Reis (Autor), Melissa de Carvalho Souza Vieira (Autor), Alexandra Folle (Autor), Adriana Coutinho de Azevedo Guimarães (Autor).
Resumo
O objetivo do presente estudo é comparar a motivação, autoconceito e nível de atividade física entre estudantes praticando dança como atividade extracurricular e aqueles que não praticam. Participaram do experimento 200 escolares (média de idade de 8 ± 0,8 anos) divididos em dois grupos: a) educação física (EF) eb) educação física combinada com práticas de dança (PEDP). Foram utilizados dois questionários, um para os pais (Escolaridade - estrato econômico) e outro para os estudantes. O questionário dos estudantes consistiu em uma entrevista estruturada dividida em quatro partes: a) Informações gerais; b) Motivação; c) autoconceito; e d) nível de atividade física. Estatísticas descritivas e inferenciais foram utilizadas. Os resultados mostraram que os alunos do grupo PEDP foram mais motivados pelo Status (p = 0,049) e pela Filiação Geral (p = 0,010), enquanto 88% dos alunos do grupo PE apresentaram maior autoconceito social (p = 0,010). Em relação ao nível de atividade física, 100% (p = 0,000) dos alunos do grupo PEDP estavam ativos e apresentaram tempo de tela de 3,88 horas por dia (p = 0,000). Foi possível concluir que os alunos do grupo PEDP apresentaram maior motivação e nível de atividade física que os do grupo EF, que apresentaram melhor autoconceito.