Resumo

Este estudo pretende expor uma reflexão sobre a importância da opção metodológica, bem como suas implicações, no ensino da Educação Física escolar. Para norte ar esta reflexão, está realizando-se uma pesquisa caracterizada por um estudo longitudinal (estudo de caso) com as 6as séries da E.E. Prof. Pedro Brasil Bandadecchi, Itaim Paulista - SP. Previsão de duração, ano letivo de 1999 com de 2 h/a. semanais. No 1° semestre foram oferecidas atividades com a predominância da pedagogia tradicional e, no 2° semestre privilegiou-se os métodos criativos de ensino. O registro dados levantados percepção foi a partir da avaliação do discursos verbais, coletados aos finais das aulas, como os escritos, a partir dos textos produzidos ao final dos semestres; além das observações do professor em aula. Ainda que preliminarmente, uma vez que o estudo não foi concluído, foi possível fazer algumas inferências. Identificou-se rejeição à pedagogia tradicional, evidenciada na pequena participação em aula, alto nível de exclusão, havendo passividade nos posicionamentos sobre as questões levantadas. A partir da utilização da segunda opção metodológica, observou-se significativo aumento na participação dos alunos (inclusão), bem como alteração na dinâmica das aulas onde surgiu com ênfase o elemento lúdico e, consequentemente um posicionamento mais ativo e crítico por parte dos alunos, ainda que inicialmente.

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