A Prática da Ginástica Geral Para Jovens e Adultos com Deficiência Intelectual: a Experiência do Laefa/cefd/ufes
Por Michelly de Menezes Garcia (Autor), Aron de Oliveira Pereira Vilete (Autor), Maria das Graças Carvalho Silva de Sá (Autor), José Francisco Chicon (Autor).
Resumo
Este estudo se constitui enquanto uma Pesquisa Qualitativa com o intuito de descrever e analisar, a partir de uma experiência concreta de intervenção, o ensino da Ginástica Geral enquanto uma ferramenta potencializadora aos processos inclusivos de jovens e adultos com Deficiência Intelectual. O estudo toma como eixo central no âmbito teórico-metodológico a Pesquisa Ação Colaborativa, pela possibilidade que esta perspectiva oferece aos envolvidos atuarem de maneira compartilhada na produção de saberes e fazeres pedagógicos. Os sujeitos participantes do estudo em tela são oriundos da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Vitória/ES e da comunidade, totalizando um grupo de 30 alunos. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos o registro das aulas em diários de campo, relatórios finais solicitados aos estagiários, fotografias, videogravações, além da realização de um grupo focal, aplicado no início de novembro, com os pais e/ou responsáveis pelos jovens e adultos. Os resultados apontam que o ensino da Ginástica Geral enquanto uma prática corporal pautada em ações inclusivas e democráticas, com foco na interação social, na relação comunicativa e na formação dos sujeitos, potencializa o processo de apropriação e (re) significação dos conhecimentos, auxiliando-os assim no estabelecimento de uma relação qualitativa com o meio sócio-cultura