Resumo

A problemática da ausência dos conteúdos da ginástica em aulas de educação física pode estar relacionada com a dificuldade que o professor tem em transferir o conteúdo aprendido nos cursos de licenciatura em Educação Física para a realidade encontrada nas escolas brasileiras, sugerindo uma possibilidade de deficiência no processo de formação. A Prática de Ensino se refere a um dos momentos que proporcionam experiências que aproximem o graduando da realidade que encontrará no mercado de trabalho. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar nos relatos dos graduandos da disciplina de Ginástica I do curso de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), apontamentos sobre a experiência na Prática de Ensino com o Projeto de Extensão “Ginasticando”. O estudo nos permitiu identificar o quanto a Prática de Ensino contribui para a formação dos graduandos em relação ao crescimento pessoal como futuros profissionais. Também foram levantados conhecimentos técnicos e pedagógicos específicos para o trabalho com os conteúdos da ginástica, ampliando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os graduandos também conseguiram reconhecer a importância da ginástica na infância e como projetos de extensão podem ser utilizados como ferramenta neste processo, isto é, acadêmicos mais preparados, os benefícios do trabalho em grupo, entre outros fatores.

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