A Prática de Ensino no Projeto de Extensão Ginasticando Como Ferramenta na Compreensão do Saber Ensinar Ginástica no Curso de Educação Física da Ufvjm
Por Priscila Lopes (Autor), Cíntia Regina de Fátima (Autor).
Resumo
A problemática da ausência dos conteúdos da ginástica em aulas de educação física pode estar relacionada com a dificuldade que o professor tem em transferir o conteúdo aprendido nos cursos de licenciatura em Educação Física para a realidade encontrada nas escolas brasileiras, sugerindo uma possibilidade de deficiência no processo de formação. A Prática de Ensino se refere a um dos momentos que proporcionam experiências que aproximem o graduando da realidade que encontrará no mercado de trabalho. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi identificar nos relatos dos graduandos da disciplina de Ginástica I do curso de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), apontamentos sobre a experiência na Prática de Ensino com o Projeto de Extensão “Ginasticando”. O estudo nos permitiu identificar o quanto a Prática de Ensino contribui para a formação dos graduandos em relação ao crescimento pessoal como futuros profissionais. Também foram levantados conhecimentos técnicos e pedagógicos específicos para o trabalho com os conteúdos da ginástica, ampliando os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Os graduandos também conseguiram reconhecer a importância da ginástica na infância e como projetos de extensão podem ser utilizados como ferramenta neste processo, isto é, acadêmicos mais preparados, os benefícios do trabalho em grupo, entre outros fatores.