A Prática de Surfe no Currículo de Educação Física e os Impactos na Qualidade de Vida dos Estudantes
Por Ricardo Franco Lima (Autor), Renato Bentes (Autor), Gonçalo Cruz (Autor), Bruno Silva (Autor).
Resumo
As aulas de Educação Física representam uma oportunidade única de desenvolver competências motoras, habilidades esportivas e promover uma vida saudável. A prática esportiva no meio aquático, fornecem um local alternativo de alta qualidade para experiências educacionais ao ar livre. O surfe é um desporto aquático praticado ao ar livre, que se realiza em ambiente natural, revelando-se como uma importante forma de aprendizagem e terapia. O objetivo desta pesquisa foi analisar quantitativa e qualitativamente a importância do surfe nas aulas de Educação Física (EF) como suporte ao bem-estar de crianças e adolescentes. Um total de 190 alunos (80 meninas) participaram deste estudo e foram inicialmente avaliados antes e após 6 semanas de prática de surfe, como parte de um currículo de EF, quanto aos impactos no bem-estar e na socialização. Analisando os dois momentos, as questões mais valorizadas foram Q5 (4,39 ± 0,827; 4,52 ± 0,791) e Q14 (4,60 ± 0,716; 4,47 ± 0,808). A análise fatorial exploratória resultou em 3 categorias (Expectativas Individuais; Autoconfiança; Socialização no Surfe), que explicam 62,79% da variância total. O fator Expectativa Individual foi o mais significativo e a Autoconfiança teve o aumento mais significativo. O surfe no currículo de EF pode ser considerado uma atividade segura, um importante mediador para fazer novos amigos e fazer parte de um grupo, com importantes efeitos de curto prazo na autoconfiança, principalmente em adolescentes.