Resumo

As aulas de Educação Física representam uma oportunidade única de desenvolver competências motoras, habilidades esportivas e promover uma vida saudável. A prática esportiva no meio aquático, fornecem um local alternativo de alta qualidade para experiências educacionais ao ar livre. O surfe é um desporto aquático praticado ao ar livre, que se realiza em ambiente natural, revelando-se como uma importante forma de aprendizagem e terapia. O objetivo desta pesquisa foi analisar quantitativa e qualitativamente a importância do surfe nas aulas de Educação Física (EF) como suporte ao bem-estar de crianças e adolescentes. Um total de 190 alunos (80 meninas) participaram deste estudo e foram inicialmente avaliados antes e após 6 semanas de prática de surfe, como parte de um currículo de EF, quanto aos impactos no bem-estar e na socialização. Analisando os dois momentos, as questões mais valorizadas foram Q5 (4,39 ± 0,827; 4,52 ± 0,791) e Q14 (4,60 ± 0,716; 4,47 ± 0,808). A análise fatorial exploratória resultou em 3 categorias (Expectativas Individuais; Autoconfiança; Socialização no Surfe), que explicam 62,79% da variância total. O fator Expectativa Individual foi o mais significativo e a Autoconfiança teve o aumento mais significativo. O surfe no currículo de EF pode ser considerado uma atividade segura, um importante mediador para fazer novos amigos e fazer parte de um grupo, com importantes efeitos de curto prazo na autoconfiança, principalmente em adolescentes.

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