A Prática do Bom Professor na Formação Inicial: Uma Análise na Perspectiva de Acadêmicos do Curso de Licenciatura em Educação Física
Por Emanuel Mattos Della Lucia (Autor), Jefferson Teixeira Sousa, (Autor), Ederley Emanuel Souza (Autor), Jairo Antônio da Paixão (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 4, 2018. Da página 751 a 761
Resumo
O estudo analisou a prática pedagógica do professor no ensino superior considerado bom professor na perspectiva de acadêmicos de um curso de licenciatura em Educação Física. A partir de uma pesquisa qualitativa em que foi utilizado um questionário estruturado na escala Likert de 5 pontos, com 53 acadêmicos que se encontravam matriculados no último ano do curso, foi possível inferir que as boas práticas pedagógicas decorrem ancoradas numa perspectiva crítica de ensino, em que se inserem as dimensões técnica, político-social e humana no processo ensino aprendizagem ao longo da formação inicial dos futuros professores em questão. Em suma, o conceito valorativo de bom professor decorre de fatores percebidos na prática pedagógica do professor ao longo de sua trajetória profissional.