A prática do mountain bike no contexto das afan
Por Leandro Dri Manfiolete (Autor), Marcelo Roberto Andrade Augusti (Autor), Daniel Bidia Olmedo Tejera (Autor), Carmen Maria Aguiar (Autor).
Em VII Congresso Brasileiro de Atividades de Aventura - CBAA
Resumo
O objetivo desse estudo foi por meio de uma revisão bibliográfica, analisar estudos relacionados a temática AFAN no universo da prática do mountain bike na Espanha, procurando compreender a educação para com a bicicleta em ambientes fora do urbano. Para isso, foram relacionados três estudos realizados na Espanha. Olivera e Olivera (1998) desenvolveram uma pesquisa que indagava sobre a demanda potencial (nãopraticantes, porém usuários potenciais) e real (usuários) das AFAN na região da Cataluna - Espanha. Fernández-Rio (2000) procurou analisar e compreender o mountain bike como uma atividade recreativa e de entretenimento levando assim ao aprendizado e respeito pelo meio ambiente e ainda como uma experiência de aventura e risco. Já Macías (2000) promoveu o uso do mountain bike no Instituto de Ensino Secundário de Alcarras – Espanha. A partir dos estudos apresentados observa-se que as AFAN no contexto do mountain bike na Espanha estão muito difundidas tanto na escola como na prática profissional e que, este valor dado a este equipamento colabora para um melhor aproveitamento da bicicleta para o usufruto do lazer e de função pedagógica. Por fim, conclui-se que as AFAN e mountain bike são temas relacionados e que um está imerso na totalidade do outro.