Resumo

O objetivo desse estudo foi por meio de uma revisão bibliográfica, analisar estudos relacionados a temática AFAN no universo da prática do mountain bike na Espanha, procurando compreender a educação para com a bicicleta em ambientes fora do urbano. Para isso, foram relacionados três estudos realizados na Espanha. Olivera e Olivera (1998) desenvolveram uma pesquisa que indagava sobre a demanda potencial (nãopraticantes, porém usuários potenciais) e real (usuários) das AFAN na região da Cataluna - Espanha. Fernández-Rio (2000) procurou analisar e compreender o mountain bike como uma atividade recreativa e de entretenimento levando assim ao aprendizado e respeito pelo meio ambiente e ainda como uma experiência de aventura e risco. Já Macías (2000) promoveu o uso do mountain bike no Instituto de Ensino Secundário de Alcarras – Espanha. A partir dos estudos apresentados observa-se que as AFAN no contexto do mountain bike na Espanha estão muito difundidas tanto na escola como na prática profissional e que, este valor dado a este equipamento colabora para um melhor aproveitamento da bicicleta para o usufruto do lazer e de função pedagógica. Por fim, conclui-se que as AFAN e mountain bike são temas relacionados e que um está imerso na totalidade do outro.