Resumo

A prática do slackline possibilita uma amplitude pedagógica no que diz respeito às novas formas de ensino, aprendizagem e avaliação (PEREIRA, 2013). Além disso, Santos e Marinho (2014) apontam que o slackline pode ser também uma prática no contexto do lazer e da aventura, pois exige concentração e auxilia no desenvolvimento da consciência corporal, autoconhecimento e autosuperação, isso porque a prática é caracterizada por elementos como a incerteza e o desafio enfrentado a cada vivência dessa atividade. Estudos (KELLER et al., 2012; SCHÄRLI et al. 2013; DONATH, et al. 2016) apontam a importância do slackline para a o desenvolvimento do controle postural em crianças, adultos e idosos, pois a superfície instável ou de conflito sensorial estimula as condições de se manter em equilíbrio, e também para a estabilidade articular do joelho, o que pode ser induzido pelo fortalecimento muscular de membros inferiores (GRANACHER, et al. 2010; PFUSTERSCHMIED et al. 2013). A Educação Física em sua amplitude de conhecimento, permite reestruturar os parâmetros tradicionais e pensar novos caminhos educacionais provenientes dos contextos sociais, culturais e da saúde frente a uma nova realidade. Além disso, o Colégio Americano de Medicina do Esporte (2011) aponta a importância da prática de atividade física regular e orientada como forma de redução do sedentarismo, melhora na qualidade de vida, bem-estar, sentimento de energia e função cognitiva.

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