A Prática Docente dos Professores de Educação Física no Ensino Médio das Escolas Públicas de Caxias do Sul
Por Carlos Alberto Faggion (Autor).
Resumo
O propósito deste estudo é refletir sobre a prática docente dos professores deEducação Física no Ensino Médio das escolas públicas de Caxias do Sul. Participaramdo mesmo dez professoras, e na perspectiva delas, descrevemos e analisamos asinformações coletadas no trabalho de campo, visando a compreender a construção daprática docente do professor de Educação Física. A investigação é de caráter qualitativo,pelo fato de nosso interesse centrar-se na prática do professor de Educação Física noEnsino Médio, no seu local de trabalho, e nas condições que o rodeiam. Assim, aetnografia se constituiu na abordagem mais adequada aos propósitos previstos. Optousepela entrevista semiestruturada (1), observação das aulas (2), pelo diário de campo(3), e pela análise de documentos (4), tais como programas e/ou mapeamento dosconteúdos do Ensino Médio nas escolas investigadas. A interpretação das informaçõesfoi realizada a partir da construção de quatro blocos temáticos resultantes da reuniãopor proximidade temática das dez categorias de análise, que emergiram das entrevistasrealizadas com os atores da investigação.