Resumo

A educação da contemporaneidade abre caminhos para discussão dos aspectos direcionados às diferenças e alteridades vinculadas à educação equitativa e inclusiva, corroborando com o princípio constitucional brasileiro de educação como direito de todos/as (BRASIL, 1988). Neste sentido, tem-se observado estudos pertinentes à área da Educação Física escolar (EFe) na sua dimensão inclusiva, voltada à pessoa com deficiência, que buscam refletir sobre os processos intrínsecos a ela (ALONSO et al. 2020; MIYASHIRO; SALERNO, 2021; NEVES; HEREDERO; SALERNO, 2023; NEVES; SALERNO, 2023). sua atitude acentuar ou atenuar os processos de inclusão e exclusão. Ainda, observa-se lacuna nesta área de investigação como indicado por Carvalho (2018). Uma das compreensões referentes à prática docente diz respeito ao saber-fazer do professor na sala de aula (CRUZ, 2007) o que envolve a dinâmica da práxis pedagógica. Assim, o presente manuscrito objetiva realizar reflexões acerca da prática docente e os aspectos didáticos pedagógicos nas aulas de EF para as pessoas com deficiência. O estudo aqui apresentado é parte da dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Os dados fazem parte do estudo piloto e foram delineados a partir da entrevista semiestrutura com duas professoras (P1 e P2) de EF da cidade de Campo Grande, Mato Grosso do Sul. O roteiro de entrevista foi elaborado pelos pesquisadores e analisados por dois doutores da área. O documento final contém perguntas sociodemograficas, de formação profissional e aspectos sobre as aulas.As entrevistas foram realizadas com a ferramenta do Google Meet, que possibilita a gravação. Para a transcrição utilizamos o programa Transkriptor, com posterior leitura para correções de equívocos. Para análise dos dados utilizamos a análise de conteúdo de Bardin (2010). A presente pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa em Seres Humanos da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, sob protocolo de número 52438321.30000.0021. Discutimos a partir de agora, duas categorias de análises oriundas do projeto em andamento.

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