A Prática Docente do Professor de Educação Física Escolar e a Formação de Alunos Crítico-reflexivos
Por Franciele Roos da Silva Ilha (Autor), Hugo Norberto Krug (Autor).
Em Pensar a Prática v. 16, n 1, 2013. Da página 14 a -
Resumo
O presente trabalho procura contribuir para o debate da prática e formação docente em Educação Física ao propor a problemática de pesquisa em torno da seguinte questão: O professor de Educação Física Escolar através de sua prática pedagógica busca formar alunos crítico-reflexivos? O objetivo desta investigação foi apresentar um cenário da prática pedagógica considerando três professores de Educação Física na perspectiva de formar alunos crítico-reflexivos. A metodologia fundamentou-se na abordagem qualitativa e para a coleta das informações utilizou-se entrevistas semi-estruturadas com três professores e doze alunos da disciplina de Educação Física das Séries Finais do Ensino Fundamental em três escolas de diferentes redes de ensino (municipal, estadual e particular) no município de Caçapava do Sul (RS). Pode-se notar que estes docentes não possuem um conhecimento definido do significado do ensino crítico-reflexivo, assim como desconhecem as formas de se trabalhar fundamentando-se nessa proposta de ensino.